Clique aqui para cadastrar-se cafe-philos

Clique aqui para cadastrar-se cafe-philos

ACADEMIA ANTONIO BEZERRA DE LETRAS E ARTES

domingo, 17 de junho de 2012

 Antônio Sales (Paracuru, 1868Fortaleza, 1940) romancista e poeta brasileiro. Publicou apenas um romance de estética realista regional, com traços também naturalistas, chamado Aves de Arribação, inicialmente publicado em folhetins do Correio da Manhã do Rio de Janeiro onde residia o escritor, em 1903 de 15 de janeiro a 6 de maio e não em 1902, como equivocadamente registram Dolor Barreira, Pedro Nava, Wílson Martins e Otacílio Colares. Viria a ser publicado em forma de livro apenas em 1913.




 

Até ser reconhecido como escritor, trabalhou no comércio de Fortaleza com a precoce idade de catorze anos. Anos depois, passaria pela vida de funcionário público, político e jornalista, inclusive no Rio de Janeiro. Mas voltara à capital cearense em 1920, onde vivera até seu falecimento, em 14 de novembro de 1940.
O escritor, amigo de Machado de Assis, ajudara este a fundar a Academia Brasileira de Letras, mas segundo ele, por não discursar bem, não quis de ela fazer parte.
Em 1892 fundou um movimento de renascença literária no Ceará chamado de Padaria Espiritual, agremiação que marcou entre 1892 e 1898, a vida da provinciana capital do Ceará naqueles primeiros dias de República e da qual fizeram parte vários grandes autores cearenses.
Obras

Um comentário:

  1. Nonato: Feliz por ter encontrado teu blog no grupo Padaria Espiritual no face. Entrei no grupo recentemente. Estou elaborando estudos e pesquisas sobre a Padaria Espiritual, pois tenho um projeto dum ensaio comparativo entre a Padaria Espiritual e a Semana de 22. Sou pesquisador da Semana de 22 deste 85 e também tenho um blog, só que didático, onde posto textos sobre a temática da Semana e seus Personagens. Tenho uma exposição sobre a Semana que perambula pelas escolas de segundo grau e faculdades do interior do estado de S. Paulo, "Retalhos do Modernismo", mesmo título do blog (http://literalmeida.blogspot.com. E, sendo assim, este teu blog é estupendo, independente das minhas necessidades, mas como divulgação de algo tão precioso dessa Tua terra, a Padaria Espiritual. Anos na frente do pessoal de São Paulo, a Padaria deveria estar na pauta dos estudos literários nacionais. Eu não consigo so motio de não ter uma divulgação maior e não ser estudada como deveria. Enfim, é o Brasil, onde a cultura se restringe ao regionalismo. Que tristeza. Mas, congratulações pelo Blog. Desejo que tudo esteja bem com Você e Familiares. Abraços e: "ESTEJA E SEJA E FIQUE FELIZ!".

    ResponderExcluir